Translate

sexta-feira, 28 de junho de 2013

CABOCLOS DE OGUM

Caboclos de Ogum:



Águia Branca, Águia Dourada, Águia Solitária, Araribóia, Beira-Mar, Caboclo da Mata, Icaraí, Caiçaras Guaraci, Ipojucan, Itapoã, Jaguaré, Rompe-mato, Rompe-nuvem, Sete Matas, Sete Ondas, Tamoio, Tabajara, Tupuruplata, Ubirajara, Rompe-Ferro, Rompe-Aço

CABOCLO AGUIA BRANCA


 
CABOCLO AGUIA BRANCA


De acordo com suas palavras ele é o chefe da falange dos índios Peles-vermelhas. Costuma dizer que é do tamanho de uma montanha e é grande para que os seres possam aproveitar suas sombras, e ali descansarem de suas busc...as e refletirem para a continuidade.


Gosta de fazer trabalhos na linha de cura, receita muitas ervas, frutas e trabalha com um ponteiro feito de osso o qual passa nas pessoas como se fosse uma espécie de bisturi.


Trabalha também nos sete corpos dos consulentes e afirma que ás vezes alguns destes corpos apresentam buracos por onde energias densas canalizam e penetram, deixando-os energeticamente fracos.


Pertence ou pertenceu à fraternidade branca, e suas atitudes sempre são solenes, digna, pura e serena. Só fala com o propósito definido de favorecer, aconselhar e remediar. Tem fina presença e perfeita obediência às leis da saúde e jamais se aborrece por algo. Habita um certo vale ou desfiladeiro, mais propriamente como se fosse uma desembocadura no astral, onde existem pequenas ocas para se fazer oferendas de flores e frutos, queimar cânfora e cantar mântras.


Ocupa o mental dos médiuns (cavalos) para ajudar pessoas ou emitir uma onda especial de bênçãos. Atua no mundo todo por meio de enorme corrente de energia com o qual influem nos corpos causais de milhões de seres. Esta sempre a serviço dos planos de Deus (Manitú) .


Explica que para chegar a Manitú existem três entradas;


1 – Saber


2 – Trabalhar


3 – Orar


E que aqueles que esperam no lado externo podem entrar por qualquer delas.


Diz que há montanhas muito altas para se alcançar. Pensamentos e sentimentos indesejáveis devem ser eliminados. Afirma que quando chamados, os seres humanos devem se movimentar rapidamente.


Fala pausadamente, ás vezes de forma errada. É um caboclo de Oxossi e, com pausa, diz que palavras ociosas formam uma atmosfera que repele boas influências. Fala que o humano com as palavras constrói o seu ambiente, e neste ambiente é que vive. Vontade e pensamento acompanham as palavras. Também diz que todos devemos carregar um colar, pois o mesmo fortemente magnetizado e com um determinado propósito (lei) será de inestimável ajuda, e a tarefa do caminho é árdua e qualquer ajuda agradaria. O objetivo dos espíritos é favorecer a evolução, gosta da cura do corpo e pede às pessoas para que não esqueçam da vigilância da conduta.


Gosta de mântras, e diz que equivale à nossa palavra magia, e que são resultados do ocultismo prático. Diz que som é ondulação no ar, e isto põe tudo em movimento.


Seu ponto riscado contem uma estrela de cinco pontas, que de acordo com suas explicações sintetiza em si muitos mistérios sagrados, e irradia também o inconsciente coletivo, e foi absorvida pela umbanda a serviço dos Orixás tronando-se um símbolo universal.


As flechas indicando direcionamento e sentido, o circulo que diz simbolizar terra , água, fogo e ar em um só, significando o alto, o embaixo, a direita e a esquerda.


Diz que qualquer magia tem que possuir sintonia em três níveis;


1 – Orixá.


2 – Guia.


3 – Médium.


Só assim, com elos da corrente, a segurança é total, e chama isto de pára-raios cósmico. Fala que é um executor dos pensamentos do senhor Manitú. Se utiliza da palavra, e pela palavra plasma o pensamento na matéria, e diz que é a força da palavra dentro da lei.

 


Quando o senhor Águia Branca se utilizou deste cavalo a primeira erva que o mesmo indicou a um consulente, foi chá de arruda. Ao final das consultas, bastante preocupado, pois se o cheiro de arruda é terrível imaginem o gosto. Fui conversar com meu pai de santo, e simplesmente ouvi o seguinte:


Se fosse você Fulano que indicasse o chá, eu mandaria não tomar, mas como foi um espírito nada temos ha temer.


Dito e feito, a posterior soube que o medicamento evita sangramentos tendo o consulente confirmado que tudo estava bem.


Ervas e Frutas


1. Arvore Casta : desordens menstruais, cisto, dores no seio, tensão menstrual.


2. Chapéu de Couro: ácido úrico, gota.


3. Cava Cava: insônia.


4. Garra do Diabo: reumatismo.


5. Castanha da Índia: pernas cansadas, varizes.


6. Unha de Gato : sinusite, amídalas.


7. Copaíba: bronquite


8. Alho: colesterol.


9. Morango: tifo, acido úrico, infecções no fígado.


10. Banana: prisão de ventre.


11. Maça: para o cérebro.


12. Mamão: asma, diabete.


13. Semente de melancia torrada: aplicada em feridas acalma a dor.


14. Pêra: tiróide.


15. Alcachofra: anemia.


16. Lentilha; dores de cabeça.


17. Losna: catarros, cólicas, bafo na boca.


18. Cebola : fígado, intestino, vias respiratórias.


19. Espinafre: fadiga, pressão alta.


20. Tomate: ossos, dentes, intestino.


Afora algumas simpatias para diabetes, parar de beber, gripe, inveja, bronquite, ervas dentro do travesseiro para tirar dor, em fim citar mais seria muito longo.


Como curiosidade, o significado do nome Águia Branca:


Águia – pessoa dotada de grande talento.


Branca – clã, grilheta.


Clã – chefe supremo.


Grilheta- anel de ferro na extremidade de uma corrente.


Diz também que trabalha na umbanda por que é um ritual de liberdade, protesto e reação à opressão.


Eis Senhor Águia Branca, pai e amigo. Muita luz.


OKÊ CABOCLO



 CABOCLO ROMPE MATO

 Descendente das antigas tribos Guaiacurús. É um caboclo chefe de legião, muito cultuado também no catimbó, vale lembrar que é um caboclo que atua com Oxóssi, Ogum e Xangô, ele traz o poder de Xangô juntamente com a capacidade de discernimento da Justiça, o poder de vencer as demandas provenientes dos atuantes da Centelha de Ogum e o dom da cura e capacidade de aconselhar de Oxossi(Bom, o meu quase nao fala, rsrrs). É um guerreiro que atua na paz, a falange dos Rompe-Matos nunca se apresentarão como caciques, pois todos são áusteros e destemidos guerreiros, isso é uma regra da falange, vale lembrar que não podemos confundir com Ogum Rompe-Mato um falangeiro do orixá, mas o mesmo caboclo atua também nessa linha. O meu é mais presente nas forças de Ogum e Xangô, lembrando que foi um Caboclo Rompe-Mato que curou uma enfermidade séria do cantor Bezerra da Silva e o tirou de certos apuros na favela, aí podemos enxergar a força de Oxossi atuando no caboclo, a cura e o conselho. É um caboclo que também trabalha na linha da esquerda quando preciso, como a grande maioria dos caboclos de Xango. Algumas vezes pede charuto em sua passagem na Terra!
Pontos Cantados

A sua terra é longe

Uma estrela brilhou
Mas o seu filho de Umbanda
Já lhe procurou
Oi, já lhe procurou
Cadê Seu Rompe Mato de Umbanda
Que até agora ainda não chegou
Ainda não chegou
Cadê Seu Rompe Mato de Umbanda
Que até agora ainda não chegou


Que cavaleiro é aquele

Que vem cavalgando no céu azul
É Seu Ogum Rompe Mato
Ele é defensor do Cruzeiro do Sul
E, e, e, e, e, a
Pisa na Umbanda, oi Canjira
Pisa no Congá


Ouvi o toque do clarim lá no Humaitá

Toque do maior do dia
Meu pai é Ogum Rompe Mato
Filho da Virgem Maria


Eu vi raiar do dia, eu vi estrela brilhar

Eu vi Seu Rompe Mato, Ogum das matas
Vir morar à beira-mar


Ogum disse que ele é Rompe Mato

É Rompe Mato auê, ele é Rompe Mato
Porque rompe as matas auê
É Rompe Mato auê, saravá Ogum Rompe Mato


Ogum Iara, Ogum Megê

Onde está Seu Rompe Mato auê
Abre a gira de Umbanda auê

Nenhum comentário:

Postar um comentário